4/21/2008

Simpósio – Escola e Família, uma Parceria Necessária

Mais Reforço, Menos Punição no papel dos pais na educação

Tudo o que qualquer pessoa faz ou pode vir a fazer, é o resultado directo da sua história de vida onde os reforços e punições têm um papel fundamental.

O Reforço na educação e aprendizagem, não é um conceito fechado na oferta pela aprendizagem adquirida que causa simplesmente sentimentos de alegria, prazer e satisfação. O Reforço é um termo operacional que pode ser positivo ou negativo.

O Reforço Positivo é um estímulo qualquer que, quando acrescentado à situação vivida, aumenta a probabilidade de repetição da resposta.

O Reforço Negativo é um estímulo qualquer que, quando retirado da situação vivida, aumenta a probabilidade de repetição da resposta.

A Punição. Através dos tempos, tem-se observado que não existe significativa evidência quanto à sua eficácia para a alteração de comportamentos indesejados nos educandos.

As crianças têm uma forte tendência para desistir facilmente porque têm uma baixa resistência à extinção (processo de esquecimento) quando os reforços são contínuos. Quando se apercebem que o reforço (positivo ou negativo) aparece sempre, independentemente da resposta, acontece a extinção.

Quer isto dizer que, todos os pais que proporcionam prontamente aos seus educandos, os meios para lhes tornar a vida mais fácil e conveniente, estão a contribuir para lhes diminuir as capacidades de persistência, combatividade e ambição.

Nós somos fruto do que aprendemos socialmente, esta aprendizagem é adquirida por moldagem ou imitação, o que faz de nós um produto ou resultado do meio onde estamos inseridos: Casa, família, bairro e comunidade.

Os pais são o modelo mais importante e forte na construção da personalidade das novas pessoas logo seguidos pelo professor, família, amigos, vizinhos e comunidade.

A Educação e a Aprendizagem assentes no modelo do condicionamento operante serão mais eficazes, isto é, perante uma resposta, deve seguir-se um reforço positivo ou negativo complementado pelo princípio de Premack.

Premack postulou que os comportamentos que os nossos educandos têm com maior frequência, devem ser utilizados para aumentar os outros comportamentos que ocorrem com menor frequência.

Então, sempre que um comportamento é executado com muita frequência, os pais devem utilizar esse mesmo comportamento como reforço positivo, para aumentar outros que não são executados ou são executados com menor frequência.


Hélder Rodrigues Lopes, 5º H

Psicólogo Clínico


A acção ocorrerá no próximo dia 23 de Abril, no Estúdio 121 no Entroncamento e é aberta a toda a comunidade. Os interessados em participar, poderão fazer a sua inscrição neste blogue, enviando um mail para o endereço simposio.escolaefamilia@yahoo.com.br indicando o nome, a entidade/escola a que pertence ou se pretende assistir a título individual.

Programa da Acção

A entrada será gratuita, no entanto, limitada aos lugares disponíveis.