4/12/2008

Simpósio – Escola e Família, uma Parceria Necessária

Agressividade na Escola ou Jovens Descomandados

As vivências no ambiente escolar são fruto de um conjunto de variáveis inerentes à própria evolução social no contexto familiar. Os comportamentos, opções e desenvolvimentos das crianças são invariavelmente influenciados pelos ambientes onde estão inseridas.

A agressividade e a violência em ambiente escolar, são uma das consequências de uma sociedade atribulada e de uma família e escola em caminhos opostos. A Família e a Escola são uma componente determinante na construção da personalidade do novo ser humano, sendo determinante que ambos reconheçam que devem ser complementos e não concorrentes, que caminhem um único sentido integrados numa Sociedade de oportunidades mas cada vez mais exigente e selectiva.

A decomposição do único caminho, em três caminhos independentes resulta na decadência da formação das nossas crianças e adolescentes e consequentemente nos adultos de um futuro bem próximo. Sendo as Crianças e os Jovens a consequência e não a causa, como tantas vezes se quer fazer querer.


Hélder Rodrigues Lopes, 5º H

Psicólogo Clínico


A acção ocorrerá no próximo dia 23 de Abril, no Estúdio 121 no Entroncamento e é aberta a toda a comunidade. Os interessados em participar, poderão fazer a sua inscrição neste blogue, enviando um mail para o endereço simposio.escolaefamilia@yahoo.com.br indicando o nome, a entidade/escola a que pertence ou se pretende assistir a título individual.

Programa da Acção

A entrada será gratuita, no entanto, limitada aos lugares disponíveis.