3/23/2008

Simpósio – Divulgação

O pai Hélder Lopes, 5º H, é psicólogo clínico e investigador tendo-se voluntariado para, em conjunto com a referida turma, organizar um simpósio subordinado ao tema «Escola e Família, uma Parceria Necessária».

O referido simpósio tem como objectivo juntar pais, encarregados de educação, professores e educadores de infância. Versará a escola, as novas fórmulas de aprendizagem ao longo da vida e o modo como elas se relacionarão, num futuro próximo com a liberdade.

Os temas serão abordados por um conjunto de investigadores que se destacam pelo seu trabalho científico e experiência.

A acção ocorrerá no próximo dia 23 de Abril, no Estúdio 121 no Entroncamento e é aberta a toda a comunidade. Os interessados em participar, poderão fazer a sua inscrição neste blogue, enviando um mail para o endereço simposio.escolaefamilia@yahoo.com.br indicando o nome, a entidade/escola a que pertence ou se pretende assistir a título individual.

A entrada será gratuita, no entanto, limitada aos lugares disponíveis.

É com enorme prazer que a Associação contribui, para a divulgação desta acção de grande qualidade e interesse e à qual deseja o maior êxito.

Programa da Acção


A Direcção

3/19/2008

Poema – Não Tenho Tempo

Sabes, meu filho, até hoje não tive tempo para brincar contigo. Arranjei tempo para tudo, menos para te ver crescer. Nunca joguei contigo dominó, damas, xadrez, ou batalha naval. Eu percebo que tu me procuras, mas sabes meu filho, eu sou muito importante e não tenho tempo. Sou importante para números, convites sociais e toda uma série de compromissos inadiáveis. Como largar tudo isto, para ir brincar contigo? Não, não tenho tempo.

Um dia trouxeste o teu caderno escolar para eu ver e ficaste ao meu lado. Lembras-te? Não te dei atenção e continuei a ler o jornal. Porque afinal, afinal os problemas internacionais são mais sérios do que os da minha casa. Nunca vi os teus livros, não conheço a tua professora. Nem me lembro qual foi a tua primeira palavra. Mas, tu sabes, eu não tenho tempo. De que adianta saber as mínimas coisas a teu respeito, se eu tenho outras grandes coisas a saber.

É incrível: como tu cresceste! Estás tão alto! Nem tinha reparado nisso. Aliás, eu quase que não reparo em nada. E, na vida agitada, quando tenho tempo, prefiro usá-lo lá fora, porque aqui fico calado diante da televisão.

Porquê? Porque a televisão é importante e informa-me muito.

Sabes, meu filho, a última vez que tive tempo para ti, foi numa noite de amor com a tua mãe. Eu sei que tu te queixas, eu sei que tu sentes a falta duma palavra, duma pergunta amiga, duma brincadeira, dum chuto na tua bola. Mas eu não tenho tempo. Eu sei que sentes a falta de um abraço e de um sorriso, de um passeio a pé, de ir até ao quiosque ao fundo da rua, comprar um jornal, uma revista. Mas sabes há quanto tempo eu não ando a pé na rua? Não tenho tempo. Mas tu entendes, eu sou um homem importante. Tenho de dar atenção a muita gente, eu dependo delas. Meu filho, tu não entendes nada de comércio. Na realidade, eu sou um homem sem tempo. Eu sei que tu ficas triste porque as poucas vezes que falamos é um monólogo: Só eu é que falo.

Eu quero silêncio. Quero sossego e tu tens a péssima mania de querer brincar com a gente. Tens a mania de saltar para os braços dos outros. Filho, eu não tenho tempo para te abraçar. Não tenho tempo para conversas e brincadeiras de crianças.

Filho, o que é que tu percebes de computadores, comunicação, cibernética, racionalismo? Tu sabes quem é Descartes e Kant? Como é que eu vou parar para falar contigo? Sabes filho. Não tenho tempo.

Mas o pior de tudo, o pior de tudo é que se tu morresses agora, já neste instante, eu ficava com um peso na consciência. Porque, até hoje, até hoje não arranjei tempo para brincar contigo. E, na outra vida, Deus não terá tempo para me deixar, pelo menos, ver-te.

(Neimar de Barros /Adaptação de Vítor de Sousa)

Está a terminar mais uma iniciativa da nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação. Agradecemos a todos os que continuam a ter tempo para ajudar os seus filhos a crescer.

Feliz Dia do Pai

A Direcção

3/04/2008

Pais e Encarregados de Educação – Convite

Acreditamos que o objectivo de qualquer associação de pais é contribuir para a melhoria das condições de êxito dos alunos. Esse é também o objectivo desta associação. Para atingir essa meta, é necessário pensar a escola e concretizar algumas ideias de melhoria.

A concretização dessas ideias depende dos fundos que consiga obter. De facto, esta Direcção dispunha, à data da sua tomada de posse, de uma verba inferior a cem euros e é para melhorar essa situação financeira que nos estamos a movimentar em várias frentes.

A Associação precisa da ajuda de todos. Assim, convidamos também os PEE a colaborar, na medida da sua disponibilidade e vontade, com as acções que estão a ser dinamizadas e que chegarão ao conhecimento dos PEE, quer por informação dos alunos, quer por informação neste blog.


A Direcção